Cidade Brasileira obriga infectados com Covid-19 a usarem pulseiras de identificação

 

Foto: Reprodução/TV Globo

Uma cidade no interior de São Paulo adotou medida controversa para tentar conter a pandemia de coronavírus. Em Nova Granada, os moradores infectados com a Covid-19 estão obrigados a utilizar uma pulseira de identificação a partir desta segunda-feira.

A nova norma foi publicada no Diário Oficial e é válida para todo município, com multa de R$ 300 prevista em caso de descumprimento.

"Recebemos muitas denúncias de pessoas que foram testadas positivas ou estavam aguardando o exame andando na rua. Inclusive, denúncias e fotos. Isso nos levou a uma medida mais drástica”, explicou a prefeita da cidade, Tania Liana Toledo Yugar, à TV Tem.

Segundo o texto, os pacientes que procurarem serviços de saúde com suspeita de contágio receberão uma pulseira amarela, que deve ser utilizada até o diagnóstico laboratorial.

Caso a presença do coronavírus seja confirmada, este mesmo paciente receberá uma pulseira vermelha, que só poderá ser descartada pelo médico responsável pelo caso no momento da alta hospitalar.

"Não queríamos chegar a este ponto, mas precisamos pensar no bem coletivo, pois a pessoa quando testa assina um termo se comprometendo a ficar dentro de casa. Isso não estava sendo obedecido, então veio a alternativa das pulseiras para um melhor gerenciamento das pessoas", comentou a prefeita.

Fonte: G1