Boletim Epidemiológico sobre o Coronavírus em Jataí


A Prefeitura de Jataí, através da Superintendência de Vigilância em Saúde informa que desde o início da pandemia em Jataí até a presente data, foram notificados 19.608 casos suspeitos de COVID-19. Destes, 1.070 foram descartados, 5.272 casos suspeitos de COVID-19 estão em investigação (destes, 09 foram a óbito), 3.877 casos foram encerrados como Síndrome Gripal Não Especificada e outros 197 casos foram encerrados como Síndrome Respiratória Aguda Grave Não Especificada. Do total de casos notificados, 9.192 foram confirmados como COVID-19, destes, 21 foram registrados nas últimas 24 horas.

Dos 9.192 pacientes confirmados, 56 estão internados (isolamento hospitalar) e 1.119 se encontram em isolamento domiciliar. Quanto à evolução clínica dos pacientes confirmados, 7.818 estão recuperados da COVID-19 e 199 evoluíram para óbito pela doença. 03 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. A taxa de letalidade da COVID-19 em Jataí atualmente é de 2,16%. Em relação à taxa de ocupação hospitalar, esta é calculada com base no número de leitos de isolamento disponíveis nas unidades hospitalares (atualizados diariamente) em relação ao número de leitos ocupados.

Cabe ressaltar que tanto pacientes de Jataí quanto de outras cidades podem ocupar os leitos do município, entretanto, pacientes de outras localidades não entram na contabilização de casos confirmados ou suspeitos de Jataí, visto que os casos são contados por município de residência. De acordo com informações atualizadas pelos hospitais, em Jataí temos 73 pacientes internados suspeitos ou confirmados de COVID-19, destes, 30 pacientes estão internados na enfermaria SUS, 34 pacientes na UTI SUS, 08 pacientes na enfermaria particular e 01 paciente na UTI conveniada ao SUS. Do total de internados, 13 residem em outros municípios, sendo que 08 estão ocupando leitos de UTI e 05 ocupam leitos de enfermaria.

A taxa de ocupação de leitos exclusivos para COVID-19 no município hoje é: UTI SUS (94,4%), enfermaria SUS (81,1%), UTI conveniada ao SUS (100,0%) e enfermaria privada (44,4%). Cabe salientar que os casos encerrados como Síndrome Gripal Não Especificada são aqueles cujo paciente apresentou sintomas gripais semelhantes aos da COVID-19, entretanto, os exames foram negativos ou não detectáveis para Sars-Cov-2. Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave Não Especificada refere-se aos pacientes que evoluíram para internação com suspeita de COVID-19, porém os exames de imagem e/ou laboratorial descartaram a doença, não sendo identificado o agente causador da mesma. A Secretaria Municipal de Saúde de Jataí elabora e divulga diariamente o Boletim Epidemiológico da COVID-19 a partir das informações inseridas nos sistemas de informações oficiais do Ministério da Saúde, e-SUS VE e SIVEP Gripe, conforme endereço de residência informado pelos usuários.

As informações epidemiológicas estão sujeitas a alteração para mais ou para menos. As eventuais inconsistências nos números serão atualizadas a partir das investigações e correções feitas diariamente nos sistemas de notificação. Para orientações via telefone ligue: (64) 3606-3692 (Núcleo de Vigilância Epidemiológica).

Comunicação/PMJ